Aetheria RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Religião|Lunanismo

Ir para baixo

Religião|Lunanismo Empty Religião|Lunanismo

Mensagem por neoona_linda Dom maio 31, 2020 12:04 am

Lunanismo


É a religião predominante em Yuugen, baseia-se no pensamento que tudo no universo é divino, interligado e interdependente. Assim, não só os seres vivos, mas  todos os elementos, visíveis e invisíveis da natureza, coexistem em harmonia tendo originado da mesma fonte.
Os Lunanistas acreditam que a sua crença ajuda com a harmonia no mundo, sendo essa para eles a sua maior missão.

“Espalharei a harmonia para meus filhos e meus netos viveram com ela.”
-Rainha Primeira, Honoka Tsukuyomi

O Lunanismo é praticado através de rituais e orações realizados de noite, todos os sacerdotes são cidadãos de Yuugen que nunca saíram á luz do sol, por motivos de saúde ou apenas por culpa da crença.

Um dos contos mais famosos no Lunanismo é origem do deus da Lua. A historia conta sobre os princípios do mundo, e sobre a revolta do Sol contra a Lua, um antigo sol, o Sol decidiu cortar a Lua ao meio, já que esta brilhava mais que ele, e por isso a Lua perdeu grande parte do seu brilho, até um dia se apagar, é dito que parte do seu brilho está guardado em Aetheria, e que um dia, a sua filha, nascida das águas, vai aparecer e trazer a luz á lua.

A religião não tem um fundador, é dito que todos em Yuugen ajudaram na sua criação. Mesmo assim parte dos ensinamentos foram transmitidos pela rainha Honoka, que junto com os primeiros dez príncipes de Yuugen passaram, passou os seus últimos anos á procura do deus da Lua, é dito que Honoka é a única que seria capaz de reconhecer a filha da Lua.
Defendem também que para seguir o Lunanismo não são necessárias as práticas de rituais, ou as oferendas, apenas que sigam o ideal de justiça e carácter, vivendo uma vida pura e sem pecados voluntários.

Sacerdotes


Os sacerdotes são aqueles que cuidam dos santuários lunanistas, podem ser homens ou mulheres, e podem se casar e ter filhos. Normalmente o cargo é hereditário. Sacerdotes cuidam também de órfãos e idosos, fazem também rituais para com os doentes. Estão presentes nos casamentos e funerais, e alguns até nas coroações reais. São por fim os únicos com permissão de realizar rituais e festivais em cidades, cuidam também de todos os registros de mortes e nascimentos.

Aprendizes: Os sacerdotes aprendizes normalmente têm de 10-20 anos, são pessoas que raramente saíram ao sol. Normalmente são filhos de outros sacerdotes ou órfãos cuidados pelos mesmos. Estudam por cinco anos a história do reino e da religião, e são proibidos de realizar qualquer tipo de ritual nos santuários, normalmente passam o seu tempo seguindo o sacerdote mestre e o auxiliando. Usam normalmente o verde.

Ao se tornar finalmente um sacerdote, pode escolher um dos caminhos. Ainda assim não podem realizar grandes rituais. Ambos usam normalmente o azul.

Sacerdote de Proteção: Responsável por tecer e escrever nos amuletos e têm permissão unicamente para realizar o ritual dos sete dias.
Sacerdote da Vida: Responsável pelos orfanatos e lares de idosos. É quem distribui as oferendas pelos locais e cuida dos seus papéis, é também responsável pelas adoções e por verificar as condições da família. Normalmente vive dentro dos lares e orfanatos, mas visita regularmente o santuário.

Se quiser, após três anos nas posições de Sacerdote de Proteção e Sacerdote da Vida, pode pedir ao Sacerdote Chefe, e apenas se ele aceitar, pode se tornar um Sacerdote Comum.

Sacerdote Comum: É o responsável pela maioria dos rituais. Cuidam das festividades, dos casamentos e dos funerais. Também começam a viver no santuário. Usa normalmente a cor vermelha.

Sacerdote Chefe: Um cargo obtido após muitos anos de muito trabalho, o sacerdote chefe trata da administração dos santuários e lidera os rituais nas cidades. Passa o resto da vida a servir o Deus da Lua, e é quem herda os segredos do santuário. Usa essencialmente a cor amarela no santuário, em rituais e festivais usa um manto branco, com detalhes da lua e das nuvens em amarelo/dourado.

Existe também outra categoria de sacerdotes, os sacerdotes do tempo, estes são menos comuns, e não vivem nos santuários, são os responsáveis por escrever os acontecimentos no palácio, escrevem precisamente o que ouvem e vêm, sem opinar. São como fantasmas e seguem os principais membros da nobreza, participam em missões, em assembleias e em guerras. Marcam também tudo de relevante para a historia do povo e a sua cultura, existem infinitas categorias deles. Vivem nos palácios. Sacerdotes de tempo são os únicos que podem ler os registros, nunca podendo alterar-lhes.

Em santuários normalmente existem 20 sacerdotes, incluindo três aprendizes, quatro Sacerdotes de proteção, e quatro Sacerdotes de vida, sete Sacerdotes Comuns um Sacerdote Chefe. São todos distinguidos pelas cor das roupas.

Santuários Lunanistas


Os santuários dos lunanistas são protegidos por uma barreira de água. Esta anula a energia negativa do sol. A barreira é mantida com runas, presas em quatro portões Mizupor volta da área do templo durante o dia. Durante a noite deixam a luz da lua passar, sendo a barreira abaixada e formando o lago onde o santuário sem mantem.

Os portões Mizu são feitos de raízes de árvores forçadas a sair do chão com magia elemental, ou com pedaços de pedra, ambos em espiral. Normalmente são cobertos de musgo. A madeira faz um gênero de concha, que segura a água pura, onde as pessoas lavam as mãos e levam as impurezas, ao entrarem pelo portão, iluminado por chamas “educadas”, podem ouvir um sino, tocado pelo vento.
Os santuários são construídos dentro de um lago, têm uma pequena ponte para quando a barreira está para baixo e o lago aumenta. No fim da ponte, ou seja no meio do rio existe um pequeno monte forçado, à sua volta, construídas coladas ao monte, encontram-se algumas pequenas casas de madeira, onde os sacerdotes do santuário vivem, as casas são pequenas, suficientemente espaçosas para uma cama e uma estante de livros. À volta do pequeno templo encontra-se também uma subida de madeira, que chega ao santuário, no topo do monte.
O santuário consiste em um monte de pilares, que seguram o grande teto, com os telhados empilhados, no chão existem gravuras de histórias da Lua, e no teto quatro grande balanças (se colocados os específicos elementos abre um pequeno buraco no meio do templo, é usado para guardar informações como os nomes de antigos sacerdotes, mortes, nascimentos e textos divinos, local conhecido apenas pelos sacerdotes mestres, os sacerdotes mais importantes no templo).

No seu topo encontra-se um símbolo da lua cheia, sendo esse o maior símbolo da religião.
Ao lado do salão principal existe uma pequena construção, completamente tapada exceto pela cortina transparente que mostra algumas oferendas dentro da construção, o seu teto tem um buraco feito de vidro, que é aberto pelos sacerdotes todas as noites para deixar o brilho passar, ao seu lado uma placa “oferendas para a Lua e para os seus”.

Os santuários são usados para rituais, casamentos e orações, como também para festividades como o ano novo etc...
É comum em cada cidade haverem cerca de quatro templos, em cidades mais pequenas dois, e em vilas um, alguns templos encontram-se também em interiores de florestas longe das pessoas.

Santuários Domésticos


Os santuários domésticos são pequenos objetos, colocados em cima de mesas, normalmente na entrada das casas ou na área mais frequentada. Contém uma pequena cópia dos portões Mizu, rodeada de velas e incenso. É normal se colocar um pote da água pura ao seu lado, usada antes de cada oração como forma de lavar as impurezas. O santuário contem pinturas (fotos idk?) da família e dos antepassados falecidos, também dos animais e de tudo que a família quer abençoar. O santuário encontra-se acima de um tecido com histórias da religião, ou até com o ciclo lunar.

Rituais e Praticas


Para manter os valores os rituais Lunanistastêm que ser levados com pureza, honestidade e vontade, sendo realizados segundo protocolos rigorosos. Alguns podem ser realizados em casa, a partir dos santuários domésticos, ou nos santuários públicos.
Nos santuários:

Ritual de Purificação: Nos portões os Lunanistas purificam-se com a água pura, esta prática serve para retirar os pensamentos mundanos e impuros. Com a ajuda de uma concha lavam as mãos e a boca. Primeiro pegam na conha com a mão direita, colhem um pouco de água, e despejam um pouco de água na mão esquerda, de seguida fazem o mesmo com a mão direita. De novo pegam com a mão esquerda e enchem a mão em concha com água, que levam á boca, sem a beber, apenas, enxaguando a boca. De seguida lavam o cabo com a água que sobrou e colocam a concha de volta na bacia.

Oferendas: As oferendas nos santuários normalmente ocorrem na caixa coberta ao lado do salão principal, são oferecidas coisas para o deus da lua, que futuramente, na noite de lua cheia são abençoadas, de seguia são oferecidos aos sacerdotes e a órfãos e doentes. Normalmente coisas como roupas, sal, ouro, arroz e saquê são oferecidos em troca da harmonia do mundo. Oferendas de comida normalmente ocorrem a cada 28 dias, antes do ciclo lunar se completar (29 dias).

Ritual de Apresentação: É comum aos país de levarem o recém-nascido no, decimo segundo dia de vida, aos santuários, onde são apresentados ao deus da Lua, e onde é pedida a harmonia em sua vida. A criança é normalmente levada pela avó, pois acredita-se que, por ser mais velha, esteja mais ligada ao Deus.

Shichigosan: No dia 15 de novembro as famílias deslocam-se aos santuários com os filhos para agradecer aos Deus Lua o fato destes gozarem de saúde e para orar pelo seu crescimento. As crianças que acompanham os pais são os meninos de três e cinco anos e as meninas de três e sete anos. O nome do festival deriva precisamente da idade das crianças: shichi (sete), go (cinco) e san  (três).

Celebração da Maioridade: Na data marcada mais próxima aos jovens completarem vinte anos, é lhes oferecido pelo sacerdote mestre um copo de saquê abençoado pela lua como forma de desejar uma vida cheia de prazeres e de proteção Os lunanistas acreditam que esse pouco álcool nunca sai do corpo deles, e que reafirma as conexões do deus com eles.

Exorcismos: Os Lunanistas acreditam que em certas alturas da vida adulta, a luz do sol os possui, assim sendo qualquer Lunanista, na primeira lua cheia após completarem vinte e cinco, trinta e cinco, quarenta e dois e sessenta e um anos (em caso de Pimells) toma um banho no grande rio puro.

Votos de Gravidez: votos por um parto fácil, no quinto mês, a mulher grávida coloca no ventre um cinto de pano branco, com detalhes dourados e uma imagem tecida como a lua, para proteger o feto e criar desde cedo uma conexão com o Deus, e ora pela criança que vai nascer.

Em santuários domésticos e públicos:


Orações: É normal se orar como homenagem ao deus da Lua, o louvam e agradecem a harmonia, aproveitam também para pedir coisas, e muitas das vezes contam os seus dias ao Deus, para ele se manter informado. Pedem-se graças normalmente em nome de outra pessoa ou da sociedade, pois é mau visto pedir para si mesmo. Antes e depois da oração é comum se baterem palmas duas vezes, para chamar a atenção do Deus, é comum também fazer uma vênia

Rituais nas cidades:


Rituais de Colheita: Na última lua cheia antes da época de colheitas, os sacerdotes saem às cidades, e aglomeram-se, os Sacerdotes Mestres lideram o caminho, o ritual é feito em uma noite, percorrendo as cidades e os campos, enquanto todos os sacerdotes oram pelo terreno. Os Sacerdotes Mestres usam sinos para chamar o Deus, enquanto alguns espalham água pura pelas terras e outros espalham o cheiro de incensos. Durante essa prática não podem haver pessoas na rua, sem ser os sacerdotes, e todas as luzes visíveis a partir de janelas têm que ser apagadas, tal como as luzes na rua, a única coisa que ilumina a noite são as pequenas velas que os Sacerdotes carregam.
Festivais variados.

Amuletos e Talismãs Lunanistas


Pequenos envelopes de pano, com um papel e uma escritura, feita pelos sacerdotes. Segundo o ritual antes de entrarem em uso são banhados pela lua durante sete dias. Cada amuleto tem a sua função, e são usados para atrair ou tornar coisas reais. São dados pelos sacerdotes a quem quer, mas por tradição é lhes dado algo em troca.

Usado na frente do corpo preso com um alfinete ou um broche, geralmente é colocado do lado esquerdo, perto do coração. Para as mulheres, pode ser fixado no sutiã ou em qualquer roupa de baixo, caso não queiram que seja notado.
Pode ser preso em armas, ou em malas, e no molho de chaves ou moedas.

Pessoas sensíveis á luz do sol, ou com problemas de insónia geralmente dormem com amuletos.
São usados também em cómodos da casa onde se quer proteção, normalmente nos quartos das crianças, e em locais escuros, são colocados na parede e por vezes no teto. São colocados também perto dos santuários domésticos amuletos de proteção à família.
Lunanistas não se importam se o amuleto ficar sujo ou danificado, isso significa que ele funciona e cumpre o seu trabalho.

Modificam alguns fatores na campanha.

Katsumori: Um talismã poderoso que pode apenas ser usado por aqueles que têm um objetivo específico em mente, apos o objetivo ser completo, o amuleto desfaz-se. Quando usado em batalhas oferece um d5 ao jogador para se adicionar com o d20, por uma ação.

Yakuyoke: Um amuleto de proteção, impede energias negativas de impedirem o objetivo de ser completo, ao ser usado desfaz-se. Em batalhas rouba um turno ao inimigo.

Shoubaihanjou: Atrai a sorte financeira, quem os usa tem mais chances de ganhar descontos e encontrar preços acessíveis. Aumenta também o negócio e atrai clientes. Em um geral atrai e fortuna. (10% de desconto em compras, 10% a mais em vendas).l

Gakugyou-Joujo: Atrai o sucesso académico, popular em cidades académicas e entre jovens. (+1 de inteligência)

Enmusubi: O talismã do amor. Há opções para solteiros que pretendem atrair mais pessoas e se relacionar mais (+1 de charme). E para casais de namorados que geralmente são vendidos na cor azul e rosa.

Enmusubi: O enmusubi é usado por pessoas casadas tem apenas uma unidade que deve ser compartilhado entre os dois. Comum na cor branca e a imagem de flores. Para almas gémeas, amigos ou amantes, pessoas que se quer manter por perto, são dados enmusubi em forma de bracelete, da cor vermelha, com apenas uma joia, com uma palavra gravada, “Mirai”.

Anzan: Utilizado para garantir a segurança de crianças recém-nascidas e suas mães.

kanai-anzen: amuleto dedicado ao amor e os laços familiares.

Shiawase: É o mais comum amuleto, normalmente bordado com paisagens e coisas que fazem as pessoas felizes, são bordados em casa pelos membros mais velhos da família, e de seguida trazidos aos santuários, onde passam pelo ritual. É oferecido um todos os anos a cada membro da família, e simbolizam a felicidade. Lembram as pessoas de suas casas e das suas razões para viver.

Kaiun: Amuleto de fortuna e sorte.

Kenko: Usado para prevenir doenças, normalmente são oferecidos aos mais velhos e aos recém-nascidos. Mantêm a boa saúde do portador.

Byoki-heyu: Oferecido àqueles que já se encontram doentes, serve como um “as melhoras”. (recupera 10% vida)

Soshi: Amuleto relacionado à magia, ajuda no seu aprendizado.

Caso decidam abrir os seus amuletos ou talismãs é normal que se despeçam, e agradeçam as graças do Deus Lua.
Apesar disso, não é comum as pessoas abrirem seus amuletos e talismãs em Yuugen, geralmente eles são queimados nos rituais de ano novo. Até lá são guardados em caixas de madeira, perto do santuário domestico.
neoona_linda
neoona_linda

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2020
Idade : 102
Localização : a tua mãe

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos